29/04/12

Magnésio: resolve as cãibras

O magnésio é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo. Cerca de 60% do magnésio encontra-se no esqueleto, 27% nos músculos e a restante percentagem nas outras células do organismo. Este importante mineral está envolvido em mais de 300 reacções metabólicas essenciais ao nosso organismo.

O papel do magnésio na saúde é variado. Participa na formação de dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular. Essencial para a fixação correcta do cálcio no organismo.
Magnésio: resolve as cãibras

Em caso de carência, verificamos sintomas de espasmos musculares, agitação, anemia, anorexia, ansiedade, mãos e pés gelados, alteração da pressão sanguínea, insónia, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, desorientação, alucinações, cálculos renais e taquicardia. A deficiência de magnésio pode causar endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens, articulações e válvulas cardíacas. O magnésio é recomendado como suplemento na prevenção de algumas condições físicas: hipertensão, diabetes Mellitus, osteoporose.

Seu excesso pode provocar: rubor facial, hipotensão, fraqueza muscular, náuseas, insuficiência respiratória, boca seca e sede crónica.


Os principais benefícios em tomarmos suplementos alimentares de magnésio:
  • Produção de energia (falta de magnésio pode resultar em falta de energia crónica) 
  • Combater o stress (pessoas que sofrem de ansiedade e outras desordens nervosas mostraram ter deficiências de magnésio significativas. O magnésio combate o stress porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio) 
  • Um coração saudável (magnésio melhora a situação cardíaca, prevenindo problemas cardiovasculares) 
Nalguns casos é preciso repor os níveis de magnésio no nosso organismo, casos como: doenças gastrointestinais, diarreias, mau funcionamento dos rins ou alcoolismo, 3ª idade, visto poder existir perdas elevadas na urina ou fezes.


Doses diárias recomendadas:

Homens: 400 mg/dia
Mulheres: 350 mg/dia



É difícil diagnosticar a falta de magnésio no organismo, os sintomas mais frequentes são cãibras e tremores nas pernas. São as alturas em que eu tomo este suplemento, neste momento o meu preferido é o Magnesiocard devido ao sabor agradável e a grande concentração. Costumo precisar nas alturas em que vou ao ginásio e começo sentir fraqueza nas minhas pernas, uma caixinha de Magnesiocard resolve este problema.


Os suplementos disponíveis na farmácia são:
Magnésio: resolve as cãibras
  • Magnesiocard ou Metabol-MG são 20 saquetas. Pode tomar 2 ou 3 saquetas por dia o que corresponde a dose média diária. Magnesiocard tem um ligeiro sabor a limão. O preço é 5 euros e tal.
  • Magnesona e Magnoral são ampolas bebíveis. Pode tomar 2 ou 3 ampolas por dia o que corresponde a dose média diária.  Magnesona tem um sabor doce (enjoativo na minha opinião). O preço são 5 e 7 euros respectivamente.
  • Magnesium-OK é o magnésio mais vendido e apresenta-se em forma de comprimidos. Quero chamar atenção que cada comprimido só contem 145 mg do magnésio. Magnésio-OK é bom para manter níveis diárias de magnésio no organismo, mas não é muito eficaz no caso de carência imediata. Contem varias outras vitaminas, por isso funciona como um complexo. Toma 1 comprimido por dia. Custa até 15 euros.
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