04/10/15

Peeling químico com TCA

Desta vez vou falar de um tratamento que queria fazer há anos, mas confesso que estava cheia de medo. Finalmente ganhei coragem (depois de falar com mais um dermatologista) e fiz peeling químico com TCA. O ácido tricloroacético (TCA) é um agente de peeling que promove uma coagulação protéica importante quando em contato com a pele. Desta forma a camada superficial more e descama, revelando a pele mais bonita e mais lisa por baixo.
A razão pela qual optei por este tratamento foi para tentar eliminar os buraquinhos que ficam na pele depois da acne, termo técnico utilizado pelo dermatologista é “picotado”.

Nunca tive muita acne, mas sempre que tenho uma borbulha mais profunda fico com uma marca. Ao longo do ultimo ano experimentei vários peelings caseiros como acido glicólico e não notei diferença nenhuma, para alem de deixar a pele mais macia.
Fui a um sitio especializado para fazer um peeling mais agressivo e mais profundo.

No meu caso foi utilizado TCA 30%. È um procedimento simples e rápido. Foi aplicado o liquido com acido pelo técnico na minha cara, mal começou a aplicar senti um pequeno ardor que foi aumentando. Quando aplicou o acido na cara toda estava a arder bastante, mas nada que não pode ser suportado. No meu caso particular fez logo o efeito, quer dizer que formou se uma película branca, chamada “freezing” que traduz se na coagulação mais ou menos intensa das proteínas cutâneas. Segundo o técnico há pessoas tem de esperar ate 15 min para a pele começar a reagir. Logo de seguida o resto do acido foi removido com um agente neutralisador e foi aplicado um creme regenerador.

Dia 1:
Não sinto nada de especial, no sitio onde foi aplicado o acido a pele é mais rosada e é possível notar os contornos. Facilmente passa despercebido, pode ir trabalhar que ninguém nota.

Dia 2
Praticamente igual, mas a pele começa a ficar mais seca. Tenho de aplicar camadas mais grossas da Nivea. Vou alternando a Nivea com Bepanthene creme para ajudar a regenerar a pele.

Dia 3
A pele esta ainda mais seca e enrugada e faz mais comichão , começa a escamar a volta da boca e do nariz. Todo o creme que aplico é absorvido rapidamente.

Outros dias
A pele continua a escamar cada vez mais, saindo placas da pele cada vez maiores sem deixar marcas.


Resumindo:

No meu caso posso dizer que foi uma perda de tempo, não alterou o aspecto da minha pele e do “picotado”. A pele ficou mais macia e lisa, o mesmo efeito obtido por qualquer outro peeling. Passado 1-2 semanas a pele voltou ao estado habitual.


Entretanto fui a 2 dermatologistas diferentes e disseram que não há muito a fazer e não me sugeriram nada. Se alguém conseguir resolver um problema igual ao meu agradeço que partilhe aqui :)


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

1 comentário:

  1. Hallo. A minha dermatologista retira esse tipo de problemas com o laser a co2 fraccionado. Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...