25/03/16

Como limpar a cera dos ouvidos?

Como se forma a cera e sujidade nos ouvidos?

As células do canal auditivo externo produzem uma espécie de cera denominada cerúmen que fixa as partículas de poeira e de sujidade. Essa cera é importante na protecção da membrana do tímpano. O excesso da cera é naturalmente eliminado juntamente com a sujidade acumulada, o cerúmen seca e cai do ouvido.

O excesso de acumulação da cera no ouvido pode provocar a sensação de ouvido tapado, diminuir a capacidade auditiva, provocar dores de ouvidos ou dor de cabeça, ou sensação de zumbido.

Há pessoas que tem tendência a acumular cera e tem de fazer limpezas regulares, de qualquer maneira a todas as pessoas recomenda-se fazer limpeza regular.

Existe um produto na farmácia muito simples de utilizar, não provoca dor e é muito barato.

Otoceril
Otoceril

Otoceril está indicado para facilitar a remoção do cerúmen do canal auditivo externo. Promove a dissolução da cera, acção anestésica local, propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Composição:

Benzocaína (20 mg/mL) - anestésico local
Diclorobenzeno (20 mg/mL) - dissolução da cera
Clorobutanol (50 mg/mL) - propriedades antibacterianas e antifúngicas

A associação destas três substâncias activas resultou da evidência do efeito aditivo em relação ao efeito de cada um dos fármacos usados isoladamente, pelo que se torna eficaz na remoção do cerúmen e na protecção da possível irritação local.


Aplicação:
Colocar no ouvido 3 a 5 gotas de Otoceril, deixar actuar durante 10 a 30 minutos e tapar o canal auditivo com uma bola de algodão embebido em vaselina para evitar que o líquido escorra. Fazer o tratamento durante 2 a 5 dias e proceder a uma lavagem se necessário. Pode fazer isso no banho, assim evita que o liquido comece a escorregar e suja a roupa.

Nos casos mais complicados pode não ser suficiente fazer esse tratamento, mas antes de desistir tem de repetir durante alguns dias. Se não for o suficiente terá de ir ao hospital ou centro de saúde e realizar lavagens, onde medico otorrino aspira a cera.

Para prevenir o melhor é fazer limpeza regular em casa.

Preço: +/- 3 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...