15/03/16

Despesas na Farmácia e deduções no Portal das Finanças

Desde o ano passado 2015 todas as facturas tem de ter um numero de contribuinte para poderem ser descontados/apresentados no IRS. Pelos vistos passado um ano as pessoas continuam a fazer confusões.

Não passa um dia em que alguém não me diz: coloca só o nome ou então mas é obrigatório o numero de contribuinte? Sim é obrigatório! Tanto faz se coloca o nome ou não, mas se não tiver o numero de contribuinte a informação não vai chegar ao Portal das Finanças.

Todos os meses as empresas, neste caso as farmácias enviam as informações as finanças, portanto não tem de fazer nada, as suas despesas vão aparecer la automaticamente. Nem precisa de guardar os talões da farmácia, basta dar o numero de contribuinte no acto da compra.

Vou só tentar facilitar as contas e explicar a diferença entre produtos com 6% e com 23%.
  • Os produtos com 6% são deduzidos automaticamente.
  • Os produtos com 23% SÓ são deduzidos se tiver receita medica (no Portal das Finanças quando tiver a validar as facturas pergunta se tem receita ou não).
  • Peça as facturas em separado se na mesma compra tiver produtos com 6% e com 23%, vai facilitar lhe imenso a vida quanto tiver a validar as facturas.
  • Se não tiver receita medica para produtos com 23% pode nem colocar numero de contribuinte, assim é ainda mais simples distinguir as facturas, por que estas simplesmente não vão aparecer no site.
  • Pode colocar o numero de contribuinte de outra pessoa / familiar se achar que é do seu interesse.

No caso de comprar produtos com 6% vale mesmo a pena colocar o contribuinte, o valor que vai descontar corresponde a 15%
Despesas na Farmácia e deduções no  Portal das Finanças
Como pode ver pela imagem, este ano adquiri um produto no valor de 12,59 euros, automaticamente depois de eu validar a factura aparece o valor 1,88 euros que corresponde ao valor que vai ser deduzido no meu IRS.

Como vê vale a pena dar o numero de contribuinte nas farmácias, as despesas com produtos com 6% não tem limite.



P.S não sou contabilista, nem mais ou menos. Se alguém quiser fazer um post mais bem elaborado é bem vindo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...