15/03/16

Produtos a base de silicone para tratamento das cicatrizes

Qualquer ferida na pele envia os sinais ao seu corpo para começar a reparação da mesma. Para sarar a ferida as células especializadas, fibroblastos são enviados ao local para produzirem o colagenio, esse colagenio é responsável pelo fecho da pele lesionada. As vezes a nova pele forma-se em excesso, as ligações de colagenio desorganizadas produzem durezas e elevações que formam a cicatriz.

Ao tratar a cicatriz com produtos a base de silicone ajuda a criar ambiente húmido e com a quantidade certa do colagenio produzido. A camada de silicone adere a pele, forma uma película fina e que deixa passar o oxigénio. Como resultado a cicatriz que se forma tem um aspecto mais liso, mais macio e menos visível.

Silicone é recomendado pelo International Advisory Panel on Scar Management (Conselho Internacional de Recomendações para Controle de Cicatrizes) para o tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides, tendo demonstrado eficácia clínica em relação a todas as demais formas de tratamento tópico.

Cicatrizes são um problema comum e que poucas pessoas dão importância, muito menos fazem um tratamento preventivo. Na minha opinião se pode prevenir porque não?

Silicone pode ser usado em cicatrizes com origem numa ferida, fissuras, queimadura, acne, estrias, incisões, cesariana, cirurgia. Em resumo, qualquer ocorrência que possa causar lesão à pele, aplica-se assim que a ferida estiver epitelizada (fechada) e os pontos de uma eventual intervenção cirúrgica removidos.

Pode ser usado em cicatrizes recentes ou antigas (neste caso a aplicação pode durar ate 6 meses). Quanto mais cedo aplicar, melhor altura enquanto a cicatriz ainda esta com tom rosado, mais rápido e melhores resultados vai notar.

Kelo-Cote

De momento o top das recomendações dos dermatologistas é o gel Kelo-Cote.
Produtos a base de silicone para tratamento das cicatrizes

Para alem de todos os benefícios já referidos na prevenção da cicatriz, Kelo-Cote reduz a vermelhidão, comichão, dor, sensibilidade, repuxamento e acelera o processo de cicatrização. Cria um filme protector, prevenindo infecções, hidrata a pele permitindo maior elasticidade. Clinicamente comprovada a eficácia, tem quase 3 vezes mais hipótese de cicatriz ficar com aspecto melhor do que se não for tratada.

Por ser um gel seca rapidamente, é transparente e não mancha, pode utilizar por cima maquilhagem ou protector solar.

Pode ser usado por crianças e adultos. Bem tolerado pela pele sensível. Não aplicar em feridas abertas e nas mucosas. Deve aplicar duas vezes ao dia, depois de limpar o local. Duração do tratamento recomendado: no mínimo 2 meses.


Kelo-Cote Gel Cicatrizante 6gr +/- 20 euros

Kelo-Cote Gel Cicatrizante 15gr +/- 32 euros

Kelo-Cote Gel Cicatrizante 15gr spf30 +/- 36 euros

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...