11/06/16

Monuril no tratamento da infecção urinária

Infecção urinária é um problema muito comum, especialmente nas mulheres. Infecção pode ser causada por varias bactérias ( bactérias da flora intestinal ou vaginal) e pode atingir regiões diferentes do sistema urinário. Em mulheres costuma atingir a bexiga (cistite) e os rins (pielonefrite). Nos homens as bactérias podem alojar-se na próstata, nos testículos e nos rins.

Sintomas da infecção urinária:
  • dor na bexiga (sente um peso em baixo da barriga)
  • dor e ardência ao urinar
  • dificuldade para iniciar a micção
  • urgência miccional
  • vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades
  • urina com mau odor e coloração alterada
  • hematúria (urina com sangue) em certos casos
  • dor na lombar e febre (sinais de pielonefrite)
Pode ter infecção, mas sem sintomas, que é detectada nos exames da rotina. Maior parte das infecções nem precisa do tratamento, melhora passado alguns dias.

As infecções urinárias são tratadas com antibióticos. Recomenda-se fazer um exame a urina para saber qual é o tipo da bactéria que tem e depois tratar com antibiótico certo.

Durante a infecção urinária e para prevenir mais infecções é recomendado que beba muita água, use roupa interior larga e de algodão e mantenha a região íntima bem limpa.

Monuril

Monuril é o medicamento mais popular no tratamento de infecção urinaria, é um antibiótico, cuja substancia activa é Fosfomicina (3g). Frequentemente é prescrito pelos medico sem antes fazer teste a urina.

Esta indicado, em adultos e crianças com mais de 12 anos, para:
Monuril no tratamento da infecção urinária
  • tratamento de infecções agudas não complicadas das vias urinárias baixas (cistite), causadas por bactérias sensíveis à fosfomicina
  • tratamento de infecções urinárias pós-operatórias
  • prevenção de infecções do tracto urinário resultantes de intervenções cirúrgicas e manobras de diagnóstico
  • bacteriúria assintomática na gravidez -presença de bactérias na urina sem sintomas de infecção (este medicamento apenas deve ser tomado durante a gravidez ou o aleitamento se os seus benefícios justificarem os riscos potenciais)
Toma habitual: toma uma saqueta e passado 24h toma outra saqueta do antibiotico. É aconselhável tomar o medicamento com o estômago vazio, ou seja, duas a três horas antes ou depois da ingestão de alimentos, preferivelmente antes de deitar e após esvaziada a bexiga. Cada saqueta deve ser diluída num copo de água ou de outro líquido e tomada de imediato.

Apesar de uma dose única equivalente a 3g de fosfomicina é suficiente para induzir a cura, os médicos normalmente recomendam a toma de 2 saquetas para prevenir e garantir eliminação total das bactérias.

Monuril geralmente é bem tolerado. Contem sacarose (açúcar), por isso os diabéticos tem de ter cuidado. Monuril tem sua absorção diminuída pela metoclopramida (medicamento para reduzir os vómitos).

Após o início do tratamento os sintomas devem desaparecer em 2 a 3 dias. Caso não ocorra melhora, o médico deverá ser informado.

Monuril não interfere com a eficácia da pílula.


Monuril, 3 g x 2 saquetas: preço € 8,35
Existe também em generico.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

72 comentários:

  1. Olá tomo a pílula e estou com infeção urinária. Gostaria de saber se o antibiótico fosfomicina monuril corta o efeito da pílula? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Tomo a pílula e acaba amanhã e tomei fosfomicina monuril para a infecção urinária, ontem e hoje. Posso parar com a pílula e o período vem a mesma ou tenho de continuar a tomar a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque havia de parar? acabe o ciclo da pílula normalmente.

      Eliminar
  3. Boa noite comecei a tomar a pílula a pouco tempo e tenho uma dúvida se me pudesse ajudar. É assim se depois de tomar a pílula vomitar ou tiver diarreia como se faz? Porque a pílula perdeu o efeito. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for pouco depois da toma (ate 4h) pode tomar um novo comprimido de um novo blister ou então proteger-se nas 2 semanas seguintes.

      Eliminar
  4. Precisa de receita? Meu médico de família mandou eu tomar, falei com ele ao telefone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um antibiótico, por isso devia ter receita, mas se explicar a situação na farmácia pode conseguir comprar sem receita.

      Eliminar
    2. Esta sua resposta é completamente leviana! Já estava a achar muito mau falar de produtos sujeitos a receita médica num blog sabendo perfeitamente a grande e perigosa tendência para a auto-medicação, principalmente por não frisar em nenhum deles de forma bem visível que são medicamentos para compra exclusiva com receita (cortisonas, antibacterianos...). O meu choque ficou completo com esta publicação. NUNCA, EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA deve ser dispensado um antibiótico na farmácia sem autorização médica! Se é esse o trabalho que faz enquanto farmacêutica, eu como colega fico extremamente envergonhada com o trabalho que está a fazer. É por estas e por outras que quando tentamos fazer um trabalho responsável os clientes, que chegam com o rei na barriga, se indignam dizendo que compram sempre esse tipo de medicação sem receita. E nem vale a pena tentar explicar os riscos para a saúde pública quando a leviandade parte dos próprios profissionais de saúde.

      Eliminar
    3. Catarina só tenho a dizer que espero que nunca se cruze com uma pessoa como você num caso de desespero como o de uma infecção urinária em que mal pode sair de casa, porque daí a umas tem d3 sair de viagem (trabalho). E sabendo de todos os males que um antibiótico faz e a habituacao/resistência que cria. Dou um bem haja ao colega de profissão que em permitiu vir trabalhar com humanidade para que daqui a 4 dias possa estar com minha ginecologista e averiguar o que se passa. Mais perigoso seria vir trabalhar e chegar ao ponto de sangrar. Volto a dizer um dia que precise espero que nao lhe apareça uma pessoa como a senhora.

      Eliminar
    4. Sofia Costa subscrevo na integra!

      Eliminar
    5. Catarina, você deve ter turado o curso com muita dificuldade empinou tudo! Aorendeu qe é assim e pronto! As pessoas emproadas como você lhes chama, são certamente pessoas que sabem bem o que têm de tomar,se a pessoa não sabe normalmente o discurso é pouco firme, tipo tem usto ou aquilo, preciso, é que um pouco de psicologia no atendimento faz falta orincipalmente as pessoas manientas que só elas é que sabem porque estudaram, mas têm duas talas como os burros

      Eliminar
    6. Boa tarde, um dia fui na emergência sangrando e fui colher amostra da urina, e chegando na sala do médico ele mandou eu jogar fora e sem me examinar me passou o fosfomicina, tomei e fiquei melhor, e 2 anos que eu não tenho, hoje aconteceu os sintomas, queria comprar o mesmo medicamento e a farmácia não me vendeu, e daqui que eu tenha o resultado do exame eu já vou estar mal, acho que isso têm que ser combatido antes que chega ao extremo de chegar ao sangrar.. Acho que uma pessoa capacitada na farmácia, deveria me vender sim, antes que piore e fique sem poder me levantar. A Sofia Costa têm toda a razão.

      Eliminar
  5. Bom dia, tomei monuril no início do ano pra tratar uma cistite, estou com mesmo problema hj, posso toma-lo novamente

    ResponderEliminar
  6. Estou com sintomas de infeção urinária. As análises revelaram hemoglobina, proteínas e leucócitos. Estou a tomar Furadantina. Li na bula que não é antibiótico, será que cura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nitrofurantoína é um antibiótico antigo muito usado no tratamento das infecções urinarias.

      Eliminar
  7. Boa tarde, gostaria de saber, o medicamento Urispás interfere com a eficácia da pílula?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde. Devido a uma cistite tive de recorrer ao antibiótico Fosfomicina e receitaram-me também o Spasmoplex. Tomo a pílula Minigeste e comecei o blister no dia 12. Tive relações sexuais sem proteção adicional no dia 14 mas tive que tomar o antibiótico no dia 16... Sei que tenho de tomar precauções durante este ciclo mas o problema é que passaram apenas dois dias entre as relações sexuais e a toma do antibiótico. A minha dúvida é se o Fosfomicina interfere com a Minigeste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fosfomicina não interfere com a eficácia da pílula.

      Eliminar
  9. boa tarde, estou gravida e tomei o medicamento ha 3 dias atras, acontece que deste entao estou com diarreia, e normal? que faco? ainda nao consegui contactar a minha medica, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns antibióticos podem provocar disturbios gastrintestinais, pode tomar UL-250 para regular a flora intestinal.

      Eliminar
  10. E com o implanon interfere?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite.
    À uma semana estava com uma infeção urinária e a minha médica receitou-me Monuril, alternado com o Urispás. Mas após 5 dias a tomar Urispás fiz uma pausa porque já não tinha sintomas, passados 2 dias voltei a sentir dores fortes e novamente os sintomas da infeção urinária. Devo ir ao médico outra vez para tomar novamente o antibiótico?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode aguardar uns dias para ver se melhora sem tomar nada, se não melhorar provavelmente tem de tomar antibiótico novamente.

      Eliminar
    2. O urispás não é para tratar a infeção urinária no seu todo, é para atenuar as dores

      Eliminar
  12. Boa tarde,
    Foi-me receitado o Fosfomicina Generis, li a burla e não refere nada acerca da pílula. Gostaria de saber por favor, se este medicamento interfere com a pílula minigest. Obrigada

    ResponderEliminar
  13. bom dia. gostaria de saber se fosfomicina morunil não intrefere com o efeito da pilula, nem reduz o efeito desta, visto que hoje na farmacia me disseram que havia riscos mas a resposta me pareceu pouco consistente. obrigada

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde,

    após 24h da toma da última saqueta, há problema em consumir alcool? obrigada

    ResponderEliminar
  15. Posso tomar o Monuril de manhã, estou aflita com os sintomas, e não sei se quero aguentar até à noite sem tomar. Devo faze-lo?

    ResponderEliminar
  16. Tomei monuril mas nao tinha o estomago vazio. Quer dizer que os sintomas nao vão passar totalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja passaram 4 horas desde que tomei o monuril e ainda sinto o ardor e vontade excessiva de urinar, é notmal?

      Eliminar
    2. Tem de dar tempo ao medicamento para começar a sentir efeito.

      Pode tomar Spasmoplex entretanto para aliviar os sintomas.

      Eliminar
  17. Tomei agora as 3 um saque dose única a noite eu poderia beber?

    ResponderEliminar
  18. E interfere com a eficácia da pílula Denille? Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Boa noite gostaria de saber se a furadantina corta o efeito da pílula? Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde queria saber se com cistite o ginocanesten faz efeito ou se tem mesmo que recorrer a antibiotico?

    ResponderEliminar
  21. Boa Tarde, à 6 dias atrás tomei Fosfomicina Monuril 3g, numa única toma à noite ao deitar por indicação do médico. Hoje sinto que voltaram alguns dos sintomas apesar de que sem vestígios de sangue nem odor, porém tenho um peso na bexiga e dor no final da micção. Devo tomar outra carteira ou pode ser outro problema maior?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  22. Oi Boa tarde!
    Estou com infecção urinária e o médico me receitou Monuril 5,631g/8g dose única. Porém na bula não mostra em quanto de água eu tenho que dissolver a saqueta.
    Haveria como me informar ?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, há dois meses estive com uma infeção urinária. Tomei Fosfomicina e Urispás. Recentemente, comecei a sentir os sintomas novamente, como ainda tenho Urispás em casa comecei a tomar outra vez. Mas será que a infeção desaparecerá, que devo fazer? Obrigada.

    ResponderEliminar
  24. Tomei Monuril ontem a noite antes de dormir, meia noite... quando foi umas 2 horas tive diarreia. Vi na bula que é uma reação adversa mas, perde o efeito do remédio?? Obrigada

    ResponderEliminar
  25. Tomei fosfomicina dia 6 e 7 de julho, na semana seguinte tive a menstruação e tomei a pílula certinha! Iniciei uma nova carteira à 5 dias, mas tive relações sem protecção, há um dia, corro algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar
  26. Tomo a pílula a 1 ano e ontem tomei fosfomicina e fiz relações sexuais passado 4 horas posso tar grávida ?

    ResponderEliminar
  27. Eu tomei Fosfomicina, e estava a tomar a pílula, este antibiótico interfere com a pílula?

    ResponderEliminar
  28. Alergia ao monuril é possivel? A 3 anos atras tive infeccao urinaria e logo apos fiquei com ardiu me vaginal, apos varios exames nunca detetou nada, o ardiu me continuou meses, engravidei e passou, agora voltei a ter infeccao urinaria apos 2 anos apos o parto e tomei monuril fiquei outra vez com ardiu me vaginal e nao ha maneira de passar, ja fiz exames a tudo e nada. Será possivel ser do monuril?

    ResponderEliminar
  29. Boa noite, basta tomar uma saquetas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  30. Tomei a um mês monuril por causa de infeção. Estou com outra. Posso tomar novamente num curto espaço de tempo?

    ResponderEliminar
  31. Posso tomar fosfomicina monuril 3g com anemia?... obrigado

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde será posso tomar fosfomicina monuril,eu descobri que tenho um pouco de anemia... obrigado

    ResponderEliminar
  33. Bom dia! Posso comprar na farmacia este medicamento sem receita médica?

    ResponderEliminar
  34. Eu tenho uma questao faça teste rapido a urina e da aparentwmente tudo bem.mas sinto ardor no fim de urinar,urina em tom avermalhado normalmente a primeira urina da manha,pequenas perdas de sangue e dor no baixo ventre e rins

    ResponderEliminar
  35. Olá posso tomar fosfomicina moruril 3g juntamente com a pílula?
    NÃO VAI CORTAR o efeito?
    TENHO MEDO que corte

    ResponderEliminar
  36. Quanto tempo(dias) após tomar o medicamento posso fazer novo EAS? Acusa no exame??

    ResponderEliminar
  37. Duvida, acordei com sintomas de infeccao, q ja tive outras vezes, almoçei fui na farmacia e comprei o MUnoril..porem nao esperei o prazo de 3 horas apos a refeição e tomei agora 13:00 da tarde............... ele deixa de fazer o efeito?

    ResponderEliminar
  38. Boa noite, tive com infeção urinária 3 dias antes de a mestruacao aparecer. Tomei fofosmicina munuril
    Não tomo pílula...
    O medicamento pode ter atrasado a menstruação?

    ResponderEliminar
  39. Olá boa tarde posso tomar munoril e urispas durante o dia?

    ResponderEliminar
  40. Estou gravida posso tomar a vontade ou faz mal bebe? Obg

    ResponderEliminar
  41. Eu comecei a tomar fosfomicina monuril ontem porque estou com uma infeção urinária gostaria de saber porque e que a médica mandou me tomar uma saquetas ontem e a outra para a semana???sff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O normal seria tomar em dois dias seguidos, mas a medica pode ter achado que uma saqueta será suficiente e só para reforçar o efeito mandou tomar a outra para semana.

      Eliminar
  42. Prescreveram monuril granulado pra minha mãe 75 anos, só acho que foi muito,3 caixas com 2 envelopes cada a cada 8 dias, ela está com cultura acima de 100.000 UFC/ml, eschirichiacoli, nitrito positivo, leucócitos 242,9, eritrócitos 56,8 , está correto? Não e muito? A bula fala de no máximo 2 doses.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...