01/03/17

Acarilbial : tratamento da sarna

Tenho notado uma procura aumentada na farmácia de medicamento de Acarilbial que é utilizado como anti-infeccioso para tratar a sarna (também conhecida por escabiose). No inverno há uma maior incidência desta "praga". A escabiose é uma infecção da pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, é um parasita que vive na superfície do corpo (pele) do hospedeiro, do qual extraem nutrientes. São ácaros minúsculos que provocam lesões e comichão na pele do homem, essa comichão é resultado de uma reacção alérgica da pele contra o próprio ácaro, os seus ovos e as suas fezes.

É difícil perceber que tem sarna, normalmente tem de ser o medido a diagnosticar e a verdade seja dita nem sempre acertam. A doença manifesta-se pelo aparecimento de pequenos túneis na pele e algumas bolhas, tudo isso provocado pela movimentação de ácaro.

Tratamento da escabiose: 

Para tratamento utiliza-se Acarilbial (substancia activa: benzoato de benzilo) que é um liquido de aplicação externa (não tomar!!). Tratamento eficaz e tem poucos efeitos secundários em parte devido à sua aplicação apenas local. Ao aplicar na pele esse liquido entra em contacto com o parasita e mata-o.
  1. Tomar um banho quente durante cerca de 10 minutos, de preferência por imersão e secar convenientemente
  2. Friccionar levemente a pele de todo o corpo, durante alguns minutos, com algodão hidrófilo embebido do medicamento, com excepção da face, olhos, mucosas e meato uretral e deixar secar
  3. Repetir a aplicação, deixar secar novamente e vestir-se
  4. 24 a 48 horas depois, tomar outro banho e mudar a roupa do corpo e da cama. 
Embora em alguns doentes um único tratamento seja suficiente para se obter a cura, por vezes, é necessário aplicar o medicamento, nas condições acima referidas, durante 2/3 dias consecutivos e, eventualmente, repeti-lo após um intervalo de 7 a 10 dias. O volume de solução não deve exceder os 30 ou 20 ml em cada aplicação, em adultos ou crianças respetivamente.

Evitar o contacto com a face, olhos, mucosas e meato uretral. Podem surgir uma ligeira irritação local (especialmente nos órgãos genitais masculinos), sensação de queimadura, prurido ou reacções alérgicas da pele. No caso de haver infecção secundária das lesões, pode ser necessário instituir tratamento antibiótico.

Deve ser utilizado com precaução em crianças com menos de 10 anos de idade. Não ha estudos quanto a utilização na gravidez e aleitamento.

Além do doente, devem ser tratados os seus parceiros sexuais e todas as pessoas em contacto próximo, nomeadamente os indivíduos que partilham a habitação. Recomenda-se ainda a lavagem em água quente de toda a roupa que esteve em contacto com a pele, incluindo roupa da cama e toalhas.

8 comentários:

  1. excelente blog
    Por acaso têm página de facebook para o blog?

    ResponderEliminar
  2. é normal surgirem mais lesões após o tratamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não ter feito efeito ainda, acaba o tratamento e depois veja se fez efeito ou não. Pode ser preciso repetir o tratamento.

      Eliminar
  3. Boa noite, eu comecei com muita comichão no corpo sem ver nenhum tipo de borbulhas, passadas 2 semanas fiquei cheia, estou a fazer o acarilbial...fiz 3 dias, tomei o banho e lavei toda a roupa a alta temperatura, descansei 7 dias e voltei a fazer o tratamento, será amanhã o último dia e contínuo com muita comichão.... será normal???? Ou terei que voltar a repetir um terceiro tratamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o medico que lhe diagnosticou a Sarna?
      Pode tomar algum anti-histamínico para acalmar a comichão e sim, pode ser preciso repetir novamente.

      Eliminar
  4. Ao 3 dia é normal ainda sentir comichão ?

    ResponderEliminar
  5. Acabei de vir com minha filha 3 anos das urgências na qual dizem ser sarna pronto lá se foi comprar tratamento enxofre pra ela e um charope pra tomar pra aleviar coseira e 3 frascos acarilbial para família
    3 noite a por uma semana descanso e depois mais 3 noite lavar tudo água quente
    A qual acabei de por em mim e tudo me arde meti no meu filho filha marido e não tá arder normal isso? Porque só a mim me arde e Cosa na zona que arde

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...