14/04/17

Etoricoxib usado nas dores das articulações

Etoricoxib é um medicamento do grupo de medicamentos chamados inibidores selectivos da COX-2. Estes pertencem a uma família de medicamentos chamados anti inflamatórios não esteróides (AINEs), que apresenta actividade anti-inflamatória, analgésico e antipirética.

Utilização de Etoricoxib tem vindo aumentar,especialmente nas dores relacionadas com articulações. Etoricoxib ajuda a reduzir a dor e inchaço (inflamação) nas articulações e músculos de pessoas com osteoartrose, artrite reumatoide, espondilite anquilosante e gota. Etoricoxib é também usado no tratamento de curta duração da dor moderada após cirurgias.

Nosso organismo produz dois tipos de enzimas semelhantes, denominadas COX-1 e COX-2. Uma das funções da COX-1 está relacionada com a protecção do estômago, enquanto a COX-2 participa nos processos inflamatórios e dolorosos de tecidos e das articulações.

Etoricoxib bloqueia a COX-2 e, desse modo, reduz a dor e a inflamação com menos risco de úlceras no estômago em comparação com os AINEs. Outros anti-inflamatórios (anti-inflamatórios não esteróides – AINEs) bloqueiam tanto a COX-1 como a COX-2.
Etoricoxib usado nas dores das articulações

Não é necessário qualquer ajustamento da dose em doentes idosos. As doses recomendadas e a duração de tratamento variam de acordo com o problema a tratar. No mercado pode encontrar Etoricoxib com nomes comercias como Arcoxia, Exxiv, Turox com 7 ou 28 comprimidos pela embalagem.

Como os riscos cardiovasculares dos inibidores selectivos da COX-2 podem aumentar com a dose e duração da exposição, deve-se utilizar a menor dose efectiva diária pelo período de tempo mais curto possível.

Etoricoxib deve ser utilizado com cautela por pacientes que já tenham apresentado crises agudas de asma, urticária ou rinite desencadeadas pelo uso de salicilatos ou inibidores não específicos da cicloxigenase.

Etoricoxib pode ser tomado com uma dose baixa de ácido acetilsalicílico. Se está actualmente a tomar uma dose baixa de ácido acetilsalicílico para prevenir ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral, não deve parar de tomar ácido acetilsalicílico até falar com o seu médico.

Arcoxia/Exxiv/Turox pode interferir com outros medicamentos que esteja a tomar, por exemplo aumenta a concentração plasmática das pílulas anticoncepcionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...