28/10/17

CHAMPIX : tratamento para deixar de fumar

Hoje vou falar de um medicamento que tem sido a ajuda numero 1 para deixar de fumar, medicamento que normalmente é recomendado pelo medico. Não vou dizer que vai resolver o problema milagrosamente, nada disso, mas que tem sido bastante útil e com eficácia comprovada. Nos estudos feitos ate os utilizadores com mais de 25 anos de uso conseguiram deixar de fumar. 

CHAMPIX, cuja substancia activa é vareniclina, é eficaz na cessação tabágica pela sua acção no cerebro. Vareniclina liga-se a recetores nicotínicos, reduzindo a vontade de fumar e os sintomas de abstinência, também tem capacidade para fazer com que não sinta tanto prazer depois de fumar.

Através destes mecanismos CHAMPIX pode ajudar alguns pacientes a parar de fumar. Assim, é possível parar de fumar sem que haja efeitos ligados à abstinência, bem como a ansiedade.

Champix normalmente é bem tolerado, a queixa mais comum tem a ver com tonturas e enjoos, pode ocorrer em 30% dos pacientes, mas que vai desaparecendo com a continuação do tratamento. Com base nas características da vareniclina e na experiência clínica até à data, CHAMPIX não apresenta interações clínicas significativas com outros fármacos.

A cessação tabágica, com ou sem tratamento, está associada a vários sintomas. Por exemplo, foram notificados em doentes que tentavam deixar de fumar disforia ou humor depressivo, insónias, irritabilidade, frustração ou raiva, ansiedade, dificuldade de concentração, agitação, diminuição do ritmo cardíaco, aumento do apetite ou aumento de peso. Por essas razoes recomenda-se escolher bem a altura em que vai tentar deixar de fumar, deve ser uma fase da sua vida em que não tenha muitas preocupações e stress.


A dose recomendada de vareniclina é de 1 mg duas vezes por dia, após uma semana de iniciação:

Dia 1 – 3: 0,5 mg uma vez por dia
Dia 4 – 7: 0,5 mg duas vezes por dia
Dia 8 – Até final do tratamento: 1 mg duas vezes por dia

O doente deve estabelecer uma data para parar de fumar. Geralmente, o tratamento com CHAMPIX deve iniciar-se 1-2 semanas antes desta data. Os doentes devem ser tratados com CHAMPIX durante 12 semanas.


Para os doentes bem sucedidos que pararam de fumar no final das 12 semanas, pode considerar-se um período de tratamento adicional de 12 semanas com CHAMPIX 1 mg, duas vezes por dia, para a manutenção da abstinência.

Para os doentes que não consigam ou não queiram deixar de fumar abruptamente, deve ser considerada uma abordagem gradual para parar de fumar durante o tratamento com CHAMPIX. Os doentes devem reduzir o ato de fumar nas primeiras 12 semanas do tratamento e parar de fumar até ao final desse período de tratamento. Os doentes devem então continuar a tomar CHAMPIX por um período adicional de 12 semanas para perfazer um total de 24 semanas de tratamento .

Os doentes que não conseguem tolerar as reacções adversas do CHAMPIX podem ter a sua dose temporariamente ou permanentemente reduzida para 0,5 mg, duas vezes por dia.

Na terapêutica de cessação tabágica, o risco de recaída é elevado no período imediatamente a seguir ao final do tratamento. Pode ser considerada uma diminuição gradual da dose para doentes com risco elevado de recaída.

CHAMPIX pode ser administrado com ou sem alimentos.

Como medida de precaução, é preferível evitar a utilização de vareniclina durante a gravidez e amamentação.

O medicamento é eliminado pelos rins, portanto, pacientes com algum problema de função renal devem tomar doses reduzidas.


CHAMPIX tem 2 apresentações, a embalagem de iniciação que tem 2 dosagens (0.5 e 1mg) e a embalagem de manutenção (1mg).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...